No campo educativo, accountability remete aos resultados da aprendizagem escolar e a responsabilidade que cabe às escolas – e dentro destas, à comunidade escolar, pelos resultados que obtenham seus alunos. Entre as ações orientadas para se atingir esse propósito aparece como prioritário avaliar os resultados da aprendizagem e o cumprimento das regras curriculares, alinhar essas avaliações com padrões de conteúdo, desempenho e oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola; premiar ou castigar o bom desempenho dos atores do sistema e, tão importante como isto, cuidar para que os métodos de avaliação e regulação não levem a distorção do conteúdo e da orientação da prática educativa e permitam – paralelamente – fortalecer as capacidades de gestão dos estabelecimentos mais deficitários e prestar aos professores, o respaldo técnico necessário para realizar seus projetos educativos com resultados de excelência.$vAccountability Educacional: posibilidades y desafíos para América Latina a partir de la experiencia internacional”. Chile: CEPAL: CIDE, março, 2006
=BAS $a370 - Educação
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