Vocabulário Controlado Básico (VCB)

Critério de alfabetismo

Critério de alfabetismo
Criado nos Estados Unidos, na década de 1930, o conceito de alfabetismo funcional originalmente indicava a capacidade de entendimento de instruções escritas necessárias para a realização de tarefas militares. Modernamente, o termo designa a capacidade de utilizar a leitura e a escrita para fins pragmáticos, em contextos cotidianos. Segundo o Instituto Paulo Montenegro, que calcula o Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), é considerada alfabetizada funcionalmente a pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita e habilidades matemáticas para fazer frente às demandas de seu contexto social e utilizá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.$vANUÁRIO Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2013.
=900 \$aVCB$9vcetcu
=901 SEN10000000000000000204112
=908 180920da|azn||babn\\\\\ ana\\d
=BAS \$a370 - Educação$9basvce
=CAT \$aSENGER1$b30$c20200916$lSEN10$h2036

Termos relacionados

Data de criação
18-Set-2020
Termo aceito
18-Set-2020
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t3ek5jxe79yo27
Termos específicos
0
Termos não preferenciais
0
Termos relacionados
1
Notas
6
Metadados
Busca
  • Buscar Critério de alfabetismo  (Wikipedia (ES))
  • Buscar Critério de alfabetismo  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar Critério de alfabetismo  (Google scholar)
  • Buscar Critério de alfabetismo  (Google images)
  • Buscar Critério de alfabetismo  (Google books)